quarta-feira, 29 de abril de 2009

su.ti.le.za

1. Caráter ou qualidade de sutil. 2. Extrema delicadeza, tenuidade (falando de coisa). 3. Agudeza de espírito. 4. Delicadeza, finura ou penetração dos sentidos. 5. Argumento ou raciocínio próprio para embaraçar; raciocínio engenhoso quanto à forma. 6. Dito sutil.

Característica que mais tenho buscado nesse ano; e não que eu a tenha "encontrado", mas tem me feito muito bem tentar tê-la em mim.
Acho que o curso de Direito me influenciou, porque cada vez mais percebo como cada mínima palavra, entonação, sobrancelha levantada ou vírgula podem mudar todas as interpretações, podem te transformar de acusador a condenado.

Mas não quero falar disso, coisas jurídicas a gente deixa pra depois, né?
Bom mesmo é ser sutil com as coisas do dia-a-dia. Não que eu esteja querendo me tornar uma florzinha intocável, nem que o meu mundo ideal seja feito de pessoas sem graça tipo picolé de chuchú, como diria uma amiga. Viva la espontaneidade!
Mas a questão é que é muito legal descobrir as diferenças que pequenas coisas fazem.

Deixa eu dar um exemplo legal... Quando você quer se resolver com outra pessoa, você nunca deve começar a conversa falando dos erros que ela está cometendo e de como é difícil perdoá-la. Já começa falando dos seus próprios erros e pede perdão. Porque aí, por mais que lhe seja difícil perdoar, você a desarma, ela percebe que você não está ali pra brigar e logo assume que também errou (se não pra você, por orgulho, assume pra ela mesma). Mas quando você começa discussões com acusações, a outra pessoa não escuta nem metade do que você fala, só procura se colocar na defensiva e é daí que muitas brigas nunca terminam.
Falando aqui, parece até algo bem lógico e simples. E realmente é, isso que é sutileza. Mas não é algo que costumamos colocar em prática. Eu mesma só comecei a fazer isso na última discussão que tive e foi um univeeerso de diferença fazer isso - uma briga que era pra durar uma vida acabou bem e rápido... Nem acreditei! hehe

Sei lá... Coisas assim, que eu nunca percebi e agora percebo tão tornando minha vida muito melhor, é isso que eu queria falar pra você!
Eu sempre enrolo e falo de bando, mas a verdade é que eu queria te aconselhar a ser mais sutil, pra estar mais atento e sensível pra perceber os detalhes de cada coisa. Sério, isso melhora um mundo - mais do que todos, o teu! ;)

5 comentários:

Pri disse...

Eu acho que não sou mto sutil as vezes...qdo to empolgada!
Mas na vida normal eu sou sutil...eu acho!
hahahaha
bejo!

Talita Abi disse...

Como eu li hj, poeticamente escrito na parede do DCE:

Reclamar todo mundo reclama, mas o que você tem feito para mudar?

Começa assim, nas pequenas coisas, pequenas mudanças.
Bjooo filhota

Marcela disse...

Ahh essa tal de sutileza tem passado longe de mim ultimamente.. ;~
Quem me dera conseguir ser mais calma, mais sábia e terminar uma discussão o mais rápido possivel.

Beeijos
;**

Joun disse...

Ahh essa tal de sutileza tem passado longe de mim ultimamente.. ;~
Quem me dera conseguir ser mais calmo, mais sábio e terminar uma discussão o mais rápido possivel.

Beeijos
;** [2]

Anônimo disse...

Juro que vou tentar seguir o seu conselho. É muito bonito. ^^
=***********