“Os desejos inconscientes do homem são seu destino.” Sigmund Freud
Psicanálise é a ciência do inconsciente que foi fundada por Sigmund Freud (1856-1939). Um método de investigação, que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias (sonhos, fantasias, delírios) de um sujeito.
Este método baseia-se principalmente nas associações livres do sujeito, que são a garantia da validade da interpretação. A interpretação psicanalítica pode estender-se a produções humanas para as quais não se dispõe de associações livres. A psicanálise é um método psicoterápico baseado nesta investigação e especificado pela interpretação controlada da resistência, da transferência e do desejo. O emprego da psicanálise como sinônimo de tratamento psicanalítico está ligado a este sentido; exemplo: começar uma análise.
A psicanálise é um conjunto de teorias psicológicas e psicopatológicas em que são sistematizados os dados introduzidos pelo método psicanalítico de investigação e de tratamento. A aceitação de processos psíquicos inconscientes, o reconhecimento da doutrina da resistência e do recalcamento e a consideração da sexualidade e do complexo de Édipo são os conteúdos principais da psicanálise e os fundamentos de sua teoria, e quem não estiver em condições de subscrever todos não deve figurar entre os psicanalistas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWEgMwxhy2VSprS-U7aAz-NGP5ay0wcWbkYnNtC28yCVb8zpMF-YcF0YPKmfCWgUOh1KKL00OCuY5GYY_oxYFnDkAIU4KhvgQyR21FokqDom65dlGxY2e_PSVFzUy2Tm0DySIIM0liL_Ku/s320/freudiana.jpg)
Um comentário:
Oi Rafaela, meu marido e os comentários de vocês já me conveceram. Entraremos na justiça sim! Estava esperando passar a greve do judiciário acabar para resolver isso. E iremos resolver! Mas como vc disse, ainda bem que foi algo menor, que não tirou nossa felicidade nem o brilho do nosso big day
Bjão
Postar um comentário