quinta-feira, 25 de junho de 2009

Dos erros

Pensa comigo, quais seriam os piores erros: aqueles graves, que deixam marcas e arrependimento nos que os cometeram; ou aqueles que, porque ninguém acha nada demais, são aceitos e "convividos" por toda a vida?

Os "pequenos erros" são regras que nós nascemos ouvindo falar, mas que conforme fomos crescendo, nos desapegamos e passamos a adaptá-las de acordo com as nossas preferências. Diz-se que a moral de uma sociedade muda com as gerações. Pois que mude! Mas os nossos valores éticos não deveriam continuar os mesmos? Mentira não continua sendo mentira? Racismo não continua sendo falta de amor e de respeito? Traição falta de fidelidade, amabilidade algo que todos querem receber?

Por isso que acho que a sociedade muitas vezes é injusta: traz a condenação eterna pra um assassino que, de repente, só perdeu o controle uma única vez, que se arrependeu e se culpará pelo resto da vida, não querendo mais nem chegar a pensar em cometer aquilo de novo e, ao mesmo tempo, confia cegamente em alguém que mente e exagera em suas conversas como se isso fosse até uma profissão. Não é irônico?

Acho que às vezes é melhor errar, mas errar feio... Porque só assim conseguimos o arrependimento suficiente para nos fazer mudar o nosso rumo. Ser perfeito, ninguém é. Mas como eu já disse há uns posts atrás: insistir nos mesmos erros é idiotice.
Mas essa seria a minha opinião, só (e nessa eu não só acho, como tenho certeza de que sou minoria). Se você errar feio, todos vão te condenar. Então não venha depois falando que eu que te incentivei. Pra você estar bem com todo mundo, o melhor é nunca errar e ser perfeito 4ever, ok? Boa sorte! ;)

7 comentários:

Gui Gontijo disse...

Advogada de Charles Manson?

Rafaela disse...

Quase isso. Só que Charles Manson não matou só uma pessoa, e tb não se arrependeu dos erros dele. Morreu falando até que era o anticristo, um amorzinho.
ABS VF

Rodrigo disse...

Fazem isso pelo mesmo motivo que sacrificam animais que atacam pessoas. O animal depois que prova da carne humana ele faz mais e mais vezes porque percebe que é fácil e o satisfaria.

Uma pessoa que mata uma vez (claro, aqueles que mataram por vingança ou coisas do genero, não aqueles que mataram pra se defender ou proteger alguem.), acha que simplismente não tem problema nenhum. É melhor prender antes que ele faça de novo.

Um exemplo bobo seria com as drogas. Qualquer pessoa fica morrendo de medo de usar a primeira vez, depois que usa não tem mais.

Acho que deu pra entender o que eu quis dizer não? Mas eu quis dizer isso pra erros que são considerados crimes. (mesmo infidelidade ou desvio de verbas.)

Agora, os erros que nos ajudam a melhorar são aqueles que VOCÊ sabe que é errado, não que te falaram. Como quando você faz seu melhor amigo chorar e percebe que não quer ver isso acontecer de novo

Bah, acho que esse post ficou uma confusão só, nem eu sei mais o que eu escrevi xD Melhor eu parar por aqui antes que comece a escrever sobre os teletubbies euheuhe

beijao rafa :*

Agora,

Rafaela disse...

Com certeza, melhor pequenos erros repetidos do que grandes erros repetidos. Entendi e concordo com o teu ponto! ;)
Acho que os crimes devem ser sancionados pelo Estado, "aqui se faz, aqui se paga". Mas o que eu quis dizer foi mais da condenação que a sociedade traz à pessoa, mesmo depois que ela já pagou por seu crime. Como se a pessoa se tornasse eternamente indigna de se tornar alguém melhor, fosse sempre inferior, eternamente má. Quem nunca pecou que atire a primeira pedra, entende?

Não foi confuso assim não. hauahua
Beijo!

Jerri Dias disse...

Claro, a moral e a lei muda de acordo com cada sociedade.
Mas em todas os direitos humanos deveriam ser respeitados.
Uma pena que nunca foram.
Em nenhuma sociedade que eu tenha lido ou ouvido falar...

Rodrigo disse...

ooow, eu sei que você tá de férias mas eu sinto falta de argumentar sobre alguma coisa que você postou aqui :*

Bruna Trovão disse...

isso é muito polemico, mas eu acho que certos crimes ediondos, onde a pessoa age friamente e consciente, não é q a sociedade irá condená-lo e sim ele próprio traz "maldição" pra sua vida, ele se amaldiçoa, está marcado sim por toda a vida, mas eu não sou ninguem pra julgar... isso é com Deus, mas eu adianto que se estivesse diante de uma pessoa assim certamente não ia me sentir bem.