quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Se te contenta...

Eu sigo uma linha de raciocínio na qual as pessoas só conseguem amadurecer quando chegam a conhecer alguma verdade. E que a verdade absoluta está diretamente ligada a discernir o bem do mal. Logo,mais maduras são aquelas pessoas que escolhem o bem. Porque ter conhecimento do que é bem e do que é mal - e suas consequências - e escolher o mal não faz sentido racional ou irracional que seja.

Eu acredito sim que o meio corrompa o homem. Para uma pessoa criada dentro de um lar cristão, com todos os conceitos de ordem dados de bandeja desde sempre, é muito fácil ter atitudes "bondosas", do que uma que foi criada dentro de um lar desregulado, seja lá por qual motivo. Mesmo assim, cada uma prestará contas de acordo com o tanto que lhe foi confiado.Não sei se estou sendo clara, mas quanto mais conhecimento e discernimento a pessoa recebe, maior a responsabilidade que ela tem sobre aquilo: se eu tenho mais noção do "certo" do que você, eu também devo ser mais correta do que você. Eu devo ser mais cobrada do que você, é meio lógico.

O meu Deus fala, em diversos lugares da Bíblia, sobre essa ligação que há entre bem-sabedoria-verdade-liberdade; pra quem a lê sempre, isso se torna tão claro e óbvio. Por falar nela, acho que todos deviam lê-la pelo menos uma vez! Não por religiosidade ou fanatismo meu, mas porque realmente a considero o melhor guia para a vida. Fica aí a sugestão, mas cuidado! Porque ao conhecer a verdade, mais lhe será cobrado. Cabe a você decidir se te contenta ter uma vida coberta de ignorância, "carpe diem", culpa e solidão ou se você quer vir pra fora da caverna e ver o que é o mundo além das sombras, como Platão dizia.

Nada de "dêem seus dízimos agora", ou coisa parecida. Estou só falando do que penso, afinal, pra que serve esse blog?

"Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". João 8:32 (NVI)

2 comentários:

Anne Caroline Quiangala disse...

Nem entendi essa foto com cara 'marrenta', rs...mas,
bom, falando do post, bem, a sua convicção ética parece ser bastante sólida.... e é incrível que eu estava pensando sobre essas questões levantadas hoje, na hora do almoço. Acho que Bem/Belo são conceitos muito relativos. Acho que somos seres antitéticos, que ambos os lados são naturais. Mas sei la, não sou atéia, mas curiosa e questionadora. Não confio em verdades absolutas. Não por enquanto.nO final das contas acho que não vai entender, mas ok. Ótimo post como sempre. Beijo Rafa XD

Tamara disse...

Esse seu texto acabou de mudar a minha vida.
Muito obrigada por me lembrar de tudo aquilo que eu vinha esquecendo.
Nunca é demais lembrar do que li sobre Platão em 'O Mundo de Sofia' e sobre Deus na Bíblia.
Acabei de descobrir o seu blog, e ele já me ajuda a tomar grandes decisões.
Amiga é pra isso, certo? ;D

Beijo, amo você.
Aliás, deverias ser escritora. um dia, quem sabe.